terça-feira, 9 de maio de 2023

On

DOR DE CABEÇA E PRESSÃO ALTA

Uma das queixas mais comuns em consultório de cardiologia e no pronto atendimento é a dor de cabeça, associada a um relato de pressão arterial elevada, desta forma induzindo à suspeita de que os frequentes episódios de dor de cabeça são consequência do desenvolvimento de hipertensão arterial.

No entanto, o aumento da pressão arterial, é consequência e não causa da dor. Esta correção entre dor de cabeça e hipertensão arterial é muito debatida na literatura médica, porém é considerada um mito.

Existem várias razões pelas quais a percepção equivocada da "cefaléia hipertensiva" persiste:
1. A dor de cabeça é um efeito colateral comum de alguns medicamentos utilizados no tratamento de hipertensão.

2. A elevação da pressão é um produto da dor, incluído a dor de cabeça.

3. Em casos mais extremos, a dor de cabeça é o sintoma de apresentação mais comum de uma condição de emergência, chamada encefalopatia hipertensiva, que é seguida por convulsões, déficits neurológicos focais e perda de consciência.

4. Uma condição comum no pronto atendimento é a Pseudocrise Hipertensiva, que consiste na elevação da PA diante de evento emocional, doloroso, ou de algum desconforto, como enxaqueca, tontura rotatória, cefaleias vasculares e de origem musculoesquelética, além de manifestações da síndrome do pânico.

Fonte:
1.0 - Liman T, Siebert E, Endres M. Kopfschmerz und Bluthochdruck. Mythos und Evidenz [Headache and hypertension. Myth and evidence]. Nervenarzt. 2010 Aug;81(8):963-72. German. doi: 10.1007/s00115-010-2996-6. PMID: 20419365.
2.0- Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial Sistêmica 2020 - Arq Bras Cardiol. 2021; 116(3):516-658